por Karine



"Eu digo e até posso afirmar: Vive melhor quem samba!" (Candeia)



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DIA NACIONAL DO SAMBA

A força do samba como patrimônio cultural brasileiro torna imprescindível uma reflexão sobre sua história e sobre a própria história do Brasil, a partir deste que se tornou um dos principais símbolos da identidade nacional.

Fruto da mais alta inspiração do povo negro, nascido nos núcleos religiosos de matriz africana e fortalecido em associações de bairros, comunidades de compositores, bares, lares e quadras, o samba traz na sua essência o vínculo com a ancestralidade negra.

Com toda poesia, ritmo e maestria, conta a história do povo, fazendo um registro dos acontecimentos cotidianos, dos bairros de periferia aos grandes centros urbanos. Para ampliar o conhecimento sobre o samba, por meio de uma ampla pesquisa, a Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o Centro Cultural Cartola lançam o projeto Dia Nacional do Samba – Patrimônio da Humanidade.

Projeto

A história do samba – de suas origens até hoje, um caminho de tantos altos e baixos: perseguição, liberação, veneração, esquecimento e vigor – faz parte da primeira etapa do projeto, que realizará um trabalho de campo, colhendo relatos e histórias sobre o samba, seus representantes e suas diferentes manifestações.

A partir do lançamento, em 4 de dezembro de 2004, foram dedicados três meses à pesquisa. Os resultados dessa primeira etapa e das outras investigações se transformaram numa série de produtos culturais complementares, a ser apresentados em dois festivais, em 2005 e 2006. As informações colhidas ao longo de todo o processo serão reunidas num banco de dados e disponibilizadas para pesquisa no site : http://www.cartola.org.br/.

A pesquisa também vai contribuir para a confecção de material didático para escolas (vídeos, CDs e exposições), gerando subsídios para a implementação da Lei nº 10.639/03, que determina a inclusão da história e cultura da África no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.



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